Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
SISTEMA UNICO DE SAUDE []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 8   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:300 - (834)
Autor:Fonseca, Angélica Ferreira; Morosini, Márcia Valéria Guimarães Cardoso; Mendonça, Maria Helena Magalhães.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Atenção primária à saúde e o perfil social do trabalhador comunitário em perspectiva histórica^ipt.
Fonte:Trab. educ. saúde;11(03):525-552, set. /dez. 2013. .
Resumo:Em diversos países, e no Brasil em particular, a adoção do enfoque da atenção primária como reordenador de sistemas de saúde tem se consolidado dando destaque ao trabalhador comunitário, no Sistema Único de Saúde (SUS) denominado agente comunitário de saúde. Compreendendo que esse fato tem raízes antigas, este texto, com perspectiva histórica, se desenvolve com base em um exame de documentos e de bibliografia, orientando-se pelo mapeamento de projetos postos em disputa. Na análise, distinguiram-se tensões que perpassaram a configuração de propostas de atenção à saúde com as seguintes características: atuação contínua e vinculação ao território; educação em saúde como estratégia relevante; e conexão entre os serviços de saúde e as populações locais, mediada por um trabalhador que tem nessa função seu principal papel social. Analisam-se também características da constituição do trabalho do agente comunitário de saúde no SUS que representam desafios para a qualificação desses trabalhadores, tendo como parâmetro os direitos associados ao trabalho, a complexidade do trabalho em saúde e o seu papel técnico e político. (AU)^ipt.
Descritores:Atenção Primária à Saúde
Pessoal de Saúde
Centros Comunitários de Saúde
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462013000300005

  2 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:268 - (779)
Autor:Costa, Nilson do Rosario; Lamarca, Isabel.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Os Governos FHC e Lula e a política para a força de trabalho civil do Governo Central Brasileiro^ipt.
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(06):1601-1611, jun. 2013. .
Resumo:O artigo analisa a configuração da força de trabalho civil ativa do governo central brasileiro nos mandatos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). O artigo associa a condição da força de trabalho do governo central brasileiro às mudanças na coalizão governamental. A residual participação do Ministério da Saúde (MS) na prestação direta de serviços públicos influenciou na trajetória declinante da força de trabalho federal. A implantação do SUS foi fortemente afetada pelo ajuste estrutural da força de trabalho no nível federal ao longo das décadas de 1990 e 2000. (AU)^ipt.
Descritores:Modernização do Setor Público
Setor Público
Sistema Único de Saúde
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000600012

  3 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:252 - (601)
Autor:Sena, Roseni Rosângela de; Silva, Kênia Lara da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A enfermagem como parceira solidária do Sistema Único de Saúde^ipt.
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;45(n.spe2):1792-1796, 2011. .
Resumo:Neste texto, fruto da reflexão de quem acompanha os sucessivos acúmulos do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentamos nossa avaliação do SUS, ressaltando aquilo que consideramos seus maiores progressos, sem negar que precisamos reafirmar uma agenda contemporânea de compromissos políticos e sociais para o Sistema. Defendemos que a Enfermagem brasileira, com os processos de profissionalização de seus trabalhadores, representa uma grande parceira do SUS(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Enfermagem em Saúde Pública
Sistema Único de Saúde
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000800027
Localização:BR1273.1

  4 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:202 - (534)
Autor:Bispo Júnior, José Patrício.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em fisioterapia no Brasil: reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formação^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;16(3):[655-668], jul.-set. 2009. .
Resumo:Discute a formação em fisioterapia no Brasil, problematizando aspectos da expansão do ensino, o campo de atuação e o perfil profissional. A abertura de novos cursos atingiu acelerada expansão a partir de 1997, porém de forma desregulada, com privatização do ensino e concentração geográfica dos cursos. A ampliação do número de cursos e a maior oferta de profissionais não resultaram em maior acesso da população à assistência em fisioterapia. O modelo da formação adotado tem sido o curativo-reabilitador privatista, inadequado à nova realidade epidemiológica e ao atual modelo de atenção à saúde. Observam-se, nos últimos anos, o surgimento de iniciativas de mudanças no ensino da fisioterapia e a construção de outro perfil profissional.(AU)^ipt.
Descritores:Fisioterapia (Especialidade)
Educação Superior
Educação em Saúde
Capacitação Profissional
Sistema Único de Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702009000300005&lng=pt&nrm=iso

  5 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:196 - (528)
Autor:Nogueira, Maria Inês.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As mudanças na educação médica brasileira em perspectiva: reflexões sobre a emergência de um novo estilo de pensamento^ipt / Changes in brazilian medical education in perspective: reflections on the emergence of a new way of thinking
Fonte:Rev. bras. educ. méd;33(2):[262-270], abr.-jun. 2009. .
Resumo:A formação médica atual encontra-se estruturada a partir de um modelo tecnocientífico. No entanto, na contemporaneidade surgem propostas orientadas por um projeto ético-humanista que tensionam esse modelo com vistas a sua transformação. Neste ensaio, considera-se o Sistema Único de Saúde (SUS) como superfície de emergência de novas demandas que alavancam as transformações requeridas na educação médica brasileira. A proposta estabelecida pelas Diretrizes Curriculares do Ensino Médico de 2001 sugere a inserção precoce do aluno em cenários diversificados de ensino-aprendizagem e enfatiza o papel desempenhado pela atenção básica nesse processo. Entende-se que a instituição de novos cenários de prática, a valorização das dimensões psicossocial e antropológica do adoecer e a incorporação de tecnologias relacionais na formação médica possibilitam uma reorientação do olhar sobre os aspectos subjetivos do adoecimento, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde-doença. Considerando que inovações no processo de trabalho possibilitam mudanças na prática clínica e na produção da atenção à saúde, questiona-se a possibilidade de emergência de um novo estilo de pensamento médico.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Estágio Clínico
Sistema Único de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200014

  6 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:195 - (527)
Autor:Miyashiro, Sueli.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A trajetória da escola técnica na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo^ipt / The trajectory of the technical school in the Municipal Health Department of São Paulo
Fonte:Saúde Soc;18(supl.2):[64-66], abr.-jun.2009. .
Resumo:A presente exposição traz um breve relato histórico sobre o surgimento da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do município de São Paulo (ETSUS-SP). O relato abrange inicialmente a década de 1990, com a formação do Centro Formador dos Trabalhadores da Saúde, ligado diretamente à Coordenadoria de Recursos Humanos - Gabinete (CRH-G) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS). Em sua estrutura, o núcleo formador passa, em 2003, para a denominação e concretiza a escola: a ETSUS-SP. Há abordagem de alguns aspectos do projeto político-pedagógico da escola. Faz destaque a sua estrutura organizacional, que privilegia as cinco macrorregiões do município, respeitando a organização local, porém, sem perder de vista o objetivo: problematizar o cotidiano do trabalho e formar profissionais críticos e criativos, realizando mudanças concretas no dia a dia do trabalho.(AU)^ipt.
Descritores:Ensino Fundamental e Médio
Recursos Humanos em Saúde
Formação de Recursos Humanos
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902009000600010

  7 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:176 - (508)
Autor:Costa, Roberta Kaliny de Souza; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sistema Único de Saúde e da família na formação acadêmica do enfermeiro^ipt / The National Health System and of Family in nurse's academic education
Fonte:Rev. bras. enferm;62(2):[300-304], mar.-abr. 2009. .
Resumo:Este estudo apresenta reflexões sobre os movimentos de mudança na graduação em enfermagem, enfatizando a preparação profissional para atender a atual conformação do setor saúde, vislumbrando a consolidação da Estratégia Saúde da Família – Estratégia Saúde da Família, o Sistema Único de Saúde e a garantia dos seus princípios fundamentais. O texto destaca as inovações que vem ocorrendo nos currículos e projetos políticos de ensino, buscando a formação de enfermeiros conhecedores dos problemas sociais e de saúde da população e capazes de intervir na reorganização do setor saúde. Neste sentido, contribui para a história do ensino de graduação em enfermagem, oferecendo subsídios à reflexão da formação acadêmica do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde/Estratégia Saúde da Família. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Currículo
Política de Educação Superior
Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672009000200021&script=sci_arttext

  8 / 8
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:89 - (99)
Autor:Paiva, Carlos Henrique Assunção; Pires-Alves, Fernando; Hochman, Gilberto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A cooperação técnica OPAS-Brasil na formação de trabalhadores para a saúde (1973-1983)^ipt / The technical cooperation Paho–Brazil in the education of health workers (1973–1983)
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):[929-939], maio - jun. 2008. .
Resumo:Esse trabalho discute as políticas de recursos humanos em saúde no Brasil, a partir da cooperação técnica desenvolvida neste campo entre a Organização Pan–Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o governo brasileiro. Examina o contexto de formulação e a implementação do Acordo para um Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde no Brasil, sobretudo a partir de 1975, quando tem início o Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde (PPREPS). Da mesma forma, são discutidas as implicações do PPREPS na institucionalização da área de RH em saúde como parte das instâncias de gestão pública da saúde, na organização do campo da saúde coletiva no Brasil e na crítica e reforma dos sistemas de saúde do país, cujos reflexos são presentes até hoje.(AU)^ipt.
Descritores:Cooperação Internacional
Recursos Humanos em Saúde
Saúde Pública
Organização Pan-Americana da Saúde
Saúde
História
Trabalhadores
Brasil
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300015&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3